TECNOLOGIA

dom, 09 de julho de 2023

.

No último dia 5, foi lançado o Threads, uma nova rede social desenvolvida pela Meta – empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp – com o objetivo de competir diretamente com o Twitter. Em seus primeiros dias de vida, o aplicativo já causou grande comoção entre os usuários.

Segundo Mark Zuckerberg, proprietário da Meta, o Threads ultrapassou a marca de 70 milhões de usuários nesta manhã (07), em menos de 48 horas desde o seu lançamento.

No Threads, é possível compartilhar textos de até 500 caracteres, além de fotos e vídeos com duração de até cinco minutos. Os usuários também têm a opção de seguir amigos e criadores, interagindo por meio de respostas, curtidas e compartilhamentos de postagens.

Disponível gratuitamente para iOS e Android em mais de 100 países, o aplicativo, até o momento, não apresenta anúncios. Ao contrário de seu concorrente, também não oferece assinaturas pagas para recursos como o selo de verificação ou a possibilidade de publicar textos mais longos.

O feed principal do Threads exibe as postagens dos usuários, juntamente com contas recomendadas pelo algoritmo do Instagram. É possível republicar algo com um comentário, e essa interação será exibida no feed principal. No entanto, não há um feed dedicado exclusivamente às postagens das pessoas seguidas pelo usuário, e os selos de seleção dos usuários do Instagram serão transferidos automaticamente para o Threads.

Diferentemente do Twitter, o Threads não possui uma seção de trending topics, onde os assuntos mais comentados nas últimas horas são exibidos na rede social.

Embora sejam aplicativos diferentes, um perfil no Threads está diretamente vinculado a um perfil no Instagram. Os usuários podem criar uma conta na nova plataforma utilizando os mesmos dados da conta do Instagram, e a exclusão da conta do Threads resultará na exclusão obrigatória da conta do Instagram, de acordo com a política de privacidade da Meta. A empresa afirma que “você pode desativar seu perfil do Threads a qualquer momento, mas ele só poderá ser excluído por meio da exclusão da sua conta do Instagram”.

Além disso, o Threads é interoperável, o que significa que, no futuro, permitirá que seus usuários troquem mensagens mesmo estando em diferentes plataformas. A comunicação será possível com plataformas como Mastodon e WordPress.

O aplicativo já está disponível na Apple Store e na Google Play Store para download e uso pelos usuários interessados. A nova rede social promete agitar o cenário digital, proporcionando uma experiência única de compartilhamento de textos, fotos e vídeos dentro de uma interface familiar aos usuários do Instagram.

.

(Fonte: Diário de Pernambuco)