Colinas

seg, 30 de outubro de 2023

Nesta segunda-feira, a Diocese de Salgueiro emitiu um decreto anunciando a suspensão canônica do Padre Ronildo Adones Vieira, conhecido como “Padre Vaqueiro”, devido a acusações de paternidade em Araripina. O bispo Dom José Vicente e o Chanceler da diocese, Pe. Jose Rogério, justificaram a medida com base nos cânones 1395, inciso 2, 1722, visando “prevenir escândalos, garantir o curso da justiça e tutelar a fé”.

Conforme o decreto, o Padre Ronildo foi despojado do direito de exercer suas funções sacerdotais, incluindo a administração de sacramentos, por tempo indeterminado, exceto conforme estipulado no Can. 976 do Código de Direito Canônico vigente. A acusação de paternidade envolvendo uma mulher em Araripina levou à suspensão imediata do Padre, que, aos 38 anos, foi ordenado há quatro anos na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Serrita.

A medida da Diocese visa preservar a integridade da fé e da comunidade, garantindo o cumprimento da justiça diante das alegações feitas contra o Padre Ronildo Adones Vieira.

 

O QUE DIZ O PADRE

Algumas horas após a publicação do decreto suspendendo as atividades do Padre, ele se manisfestou por meio de uma nota publicada em suas redes sociais. Confira abaixo:

“Após divulgação em redes sociais e em blogs de que eu ‘teria engravidado uma mulher em Araripina’, apesar de sempre negar com veemência, aguardei o nascimento da criança e, com a permissão da genitora e juntamente com ela, realizamos exame de paternidade pelo renomado laboratório H. Pardini, cujo resultado já era a minha certeza: negativo”, comunicou o padre na nota publicada no Instagram da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição”.