Colinas

qui, 09 de janeiro de 2025

Pernambuco voltou a registrar um caso de raiva humana após oito anos sem o registro da doença.

Uma mulher de 56 anos está internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE), na área central do Recife, após ser atacada por um sagui, apresentando uma lesão na mão esquerda.

A paciente deu entrada na unidade hospitalar no dia 31 de dezembro, apresentando quadro de dormência que se irradiou para o tórax, dores e fraqueza, e nesta quarta-feira (, o exame realizado pelo Instituto Pasteur confirmou a contaminação por raiva. Trata-se de uma paciente natural de Santa Maria do Cambucá, que segue sendo assistida por uma equipe multiprofissional do HUOC/UPE.

O laudo do exame demonstra que o vírus encontrado é de origem silvestre. Segundo relatos da investigação, nos dias anteriores ao contato da paciente com o animal, ocorreram queimadas na região, o que resultou na fuga do animal da mata e contato com a mulher. “Há muitos anos não é identificado caso de raiva em humanos no estado, porém, a Vigilância identifica o vírus da raiva em animais silvestres, de mata. Esses animais são diferentes dos domésticos que devem ser vacinados contra a doença”, destaca o diretor geral de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra.

 

Ismael Paulo

Portal colinas do agreste em, 09/01/2024

www.portalcolinasdoagreste.com.br