qui, 30 de junho de 2022
As eleições de outubro deste ano de 2022 para o Governo de Pernambuco já movimenta os bastidores da política faz alguns meses e os pré-candidatos ao Palácio do Campos das Princesas estão gastando a sola dos calçados em busca de apoio.
Na Região Metropolitana do Recife, os 14 gestores municipais que administram suas respectivas cidades já definiram oficialmente ou deixam muito claro a quem vão pedir votos.
Alguns casos nem precisa de muita explicação ou dificuldade para associar as alianças, como é o caso dos municípios administrados por partidos que compõem a base da Frente Popular que automaticamente estão com o pré-candidato do PSB, o deputado federal Danilo Cabral. No entanto, algumas infidelidades ou neutralidade não cravam a natural ajuda.
Antes de analisar esse cenário, é necessário compreender a distribuição por partidos nos municípios:
- Abreu e Lima – comandada por um gestor do PSL
- Araçoiaba – comandada por um gestor do UNIÃO BRASIL (antigo DEM que se uniu com PSL)
- Cabo de Santo Agostinho – comandada por um gestor do PP
- Camaragibe – comandada por uma gestora do REPUBLICANOS
- Igarassu – comandada por uma gestora do PTB
- Ilha de Itamaracá – comanda por um gestor do REPUBLICANOS
- Ipojuca – comandada por uma gestora do PTB
- Itapissuma – comandada por um gestor do PSD
- Jaboatão dos Guararapes – comandada por um gestor do PL
- Moreno – comandada por um gestor do PSB
- Olinda – comandada por um gestor do SOLIDARIEDADE
- Paulista – comandada por um gestor do MDB
- Recife – comandada por um gestor do PSB
- São Lourenço da Mata – comandada por um gestor do PSB
Ao todo, o PSB é o partido com a maior quantidade de gestores que comandam municípios na RMR, são três, incluindo a capital pernambucana. Logo depois estão o PTB e REPUBLICANOS com duas cidades, cada. E com uma apenas seguem o PSL, UNIÃO BRASIL, PP, MDB, PSD, PL e SOLIDARIEDADE.
Entre todos as opções apresentados, até o momento, como pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, o apoio dos prefeitos do Grande Recife se divide em cinco nomes: Danilo Cabral (PSB), Anderson Ferreira (PL), Marília Arraes (Solidariedade), Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (União Brasil).
Confira os apoios:
Prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha – No aniversário de 40 anos de emancipação política da cidade, em 14 de maio, o gestor municipal recebeu a comitiva do governador Paulo Câmara e oficializou o apoio político pelo nome de Danilo Cabral.
Prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa – Apesar de ainda não ter se colocado oficialmente como apoiador de Danilo Cabral, o prefeito apresenta uma aproximação maior ao palanque da Frente Popular, principalmente por ter o deputado estadual Joaquim Lira como seu importante aliado no comando da cidade.
Em registro nas redes sociais, no dia 15 de março, Jogli acompanha o governador Paulo Câmara e o pré-candidato ao governo de Pernambuco durante às obras da escola estadual EREM Tristão Ferreira Bessa, na cidade de Lagoa do Itaenga.
Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko Do Armazém – Mesmo o PP estadual apresentando uma indefinição sobre continuar ou não na Frente Popular, Keko mostra que tende a ofertar seu apoio ao deputado federal e pré-candidato ao governo de Pernambuco Danilo Cabral.
O gestor fez uma publicação no dia 16 de maio, em que agradece ao governador Paulo Câmara, durante visita no Palácio do Campo das Princesas, por ter recebido a informação de repasse em R$ 16 milhões para pavimentação de ruas e construção de um parque, na Vila Roca.
Prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz – Com frequentes visitas ao Palácio do Campos das Princesas, a gestora deixa claro que o seu apoio é para Danilo Cabral. A prefeita postou um registro de encontro com o governador, onde informa que o Mercado Público da cidade vai receber os recursos via governo estadual para a completa reconstrução do espaço que passou por incêndio.
Prefeita de Igarassu, Elcione Ramos – Sem nenhum mistério e bem decidida, a gestora e educadora é uma ferrenha apoiadora da pré-candidata Raquel Lyra ao Governo de Pernambuco. A professora Elcione, tem se dedicado bastante e mostrado uma aliada de primeira linha no desafio traçado pela ex-prefeita de Caruaru.
Prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Batista – É outro gestor do Republicanos que se encaminha para apoiar Danilo Cabral. O prefeito da Ilha não oficializou ainda sua disposição ao nome do pré-candidato da Frente Popular, mas, a sua excelente relação com o deputado federal Sílvio Costa Filho, que apresenta extrema aproximação com o Palácio do Campo das Princeses, assim como também possui bom trato com o deputado estadual Antônio Moraes, tudo leva a crer que esse seja o caminho mais natural de Paulo Batista.
Prefeita de Ipojuca, Célia Sales – Oposição declarada ao governo de Pernambuco, a gestora deposita suas fichas no nome de Miguel Coelho para o Governo do Estado. No entanto, a ausência de Célia Sales no evento de lançamento de Alessandra Vieira como pré-candidata a vice-governadora na chapa majoritária de Miguel Coelho, acabou chamando a atenção nesta quinta-feira, 30 de junho. Célia deu prioridade ao evento de entrega do título de cidadão morenense do filho que também aconteceu nesta data.
O ex-prefeito de Petrolina tem ofertado amplo espaço feminino, tendo em vista que sua coordenadora de campanha também é uma mulher, a prefeita de Bezerros Lucielle Laurentino e agora convoca a deputada estadual Alessandra para reforçar o time.
Prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Têca – Com a saída de André de Paula e o PSD da Frente Popular, o gestor municipal que apresenta singular fidelidade ao deputado federal e pré-candidato a Senador da República com Marília Arraes, é muito provável que Zé confirme seu apoio a deputada federal que lidera as pesquisas de intenção de voto para o Governo de Pernambuco.
Prefeito Mano Medeiros, Jaboatão dos Guararapes – Esse apoio é daqueles muito óbvio. O atual prefeito de Jaboatão era o vice de Anderson Ferreira quando estava no comando da cidade. Mano que aproveitou a última janela partidária para se filiar ao PL, mesmo partido que Anderson, é considerado aliado de extrema confiança.
Prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino – Mesmo sendo do PSB, o gestor do município não costuma partilhar registros com o governador Paulo Câmara, quando em visitas ao Palácio do Campo das Princesas ou outros eventos com importantes nomes do partido. Contudo, esteve no dia 21 de fevereiro, na solenidade de anúncio do pré-candidato à Governador do Estado de Pernambuco, Danilo Cabral, pela Frente Popular.
No entanto, Cupertino possui uma parceria com o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, que ainda segue na corda bamba sobre permanecer ou não com o PSB no pleito deste ano. O rumo de Dudu da Fonte, certamente também será o norte a ser seguido pelo prefeito de Moreno.
Prefeito de Olinda, professor Lupércio – Um dos gestores municipais do Grande Recife que se encontra entre a cruz e a espada. Levando em consideração a questão partidária, o natural seria o apoio a pré-candidata do partido Marília Arraes do Solidariedade, da mesma sigla que Lupércio. No entanto, o contato do prefeito de Olinda, ao menos publicamente, é praticamente zero com a deputada federal.
Em contrapartida, o professor apresenta uma relação de altos e baixos com o Palácio do Campos das Princesas. Leva um tempo sem fazer registro ou referência alguma ao governador e depois surge fazendo postagens em constantes visitas a Paulo Câmara informando que a cidade vai receber recursos estaduais para isso e aquilo. Com o passar do tempo, a corda vai apertar e o prefeito de Olinda vai precisar sair do muro e declarar seu apoio ou então poderá ter consequências no pleito de outubro, principalmente porque tenta pela segunda vez eleger sua esposa a deputada estadual e em eleição não se pode deixar passar apoios.
Lupércio é mais um daqueles prefeitos na lista de que segue o caminho do deputado federal que tem como parceiro na administração do município. No seu caso, trata-se de Augusto Coutinho que deixou o Solidariedade e agora se encontra do Republicanos, legenda que segue firme na Frente Popular. Avaliando este cenário, o apoio para o Governo de Pernambuco fica encaminhado ao pré-candidato Danilo Cabral.
Prefeito de Paulista, Yves Ribeiro – O apoio deste experiente político para disputa ao Governo de Pernambuco nas eleições deste ano mudou com a chegada de Marília Arraes no pleito. Até então, Yves fazia parte da Frente Popular e sua força política seria toda para o pré-candidato da Frente Popular. Só que o prefeito de Paulista bateu o pé e firmou apoio para a pré-candidata do Solidariedade Marília Arraes, e demonstra muita empolgação e confiança na escolha que fez.
Prefeito do Recife, João Campos – Esse é outro gestor municipal que não se tem muito o que pensar sobre quem vai apoiar. João é um jovem e importante nome na renovação de quadros do PSB e surge como importante figura para alavancar a pré-candidatura de Danilo Cabral ao Governo de Pernambuco. O prefeito do Recife tem ofertado espaço em suas agendas externas a Danilo para que possam amadurecer ainda mais a força da Frente Popular no objetivo de fazer o sucessor de Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas.
Prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca – Sem dúvidas quanto ao apoio para o Governo de Pernambuco, Labanca definiu desde o princípio que segue a indicação da Frente Popular com a pré-candidatura de Danilo Cabral. O prefeito é mais um da Região Metropolitana a endossar o nome do deputado federal ao Palácio do Campo das Princesas.
Levando em consideração todas as circunstâncias dos prefeitos que já decidiram seus respectivos apoios e os que ainda faltam oficializar, O PSB soma o apoio de nove gestores municipais do Grande Recife, enquanto que Marília Arraes detém de dois prefeitos da RMR e um para Anderson Ferreira, Raquel Lyra e Miguel Coelho.
Fonte: Portal de Prefeitura