sex, 29 de novembro de 2024
Na próxima segunda-feira a Assembleia Legislativa de Pernambuco escolherá a mesa diretora para o biênio 2025/2026 após o Supremo Tribunal Federal decidir anular a eleição que havia sido realizada. O atual presidente Álvaro Porto configurou-se numa unanimidade por ser cumpridor com os pares e defender os interesses da Casa de Joaquim Nabuco.
Apesar de Álvaro ter grande prestígio entre os pares, sua credibilidade não foi suficiente para alavancar Gustavo Gouveia na disputa pela primeira-secretaria. Em que pese todos os esforços do presidente, a disputa pelo segundo cargo mais importante da Casa terá bate-chapa e ele será entre o atual primeiro-secretário e o deputado estadual Francismar Pontes.
O socialista possui excelente trânsito na Casa, estando no quarto mandato como deputado estadual, e a sua postura conciliadora tem angariado votos importantes. De acordo com um parlamentar em reserva, Francismar teria 29 votos, o que lhe garantiria uma vitória na próxima segunda-feira.
Segundo este mesmo parlamentar, há um movimento silencioso que poderá desembocar numa vitória extremamente representativa para Francismar Pontes, prova disso foi a decisão de Antônio Coelho voltar para a Alepe para votar em Francismar. Por outro lado, não dá para menosprezar a força da caneta de Gustavo Gouveia, que hoje é um dos deputados de maior força política no estado, tendo seu irmão, Marcelo Gouveia, presidente da Amupe, e sua esposa Eduarda Gouveia, prefeita eleita de Carpina.
Esse capital político será utilizado nesta reta final para alavancar votos de indecisos, além do mais não se pode menosprezar a própria força da primeira-secretaria, que tem mecanismos extremamente persuasivos para convencer parlamentares em votar a favor de Gouveia. O fato é que faltando um fim de semana inteiro, a disputa pela primeira-secretaria da Alepe promete fortes emoções com muita incerteza quanto aquele que será o vencedor.
Recado – A decisão de Antônio Coelho de voltar para a Alepe foi interpretada como um recado bastante significativo de um dos grupos políticos mais fortes de Pernambuco. Para quem não lembra, os Coelho tinham uma aliança com os Gouveia na disputa estadual de 2022, mas eles acabaram indo para Marília Arraes. Então é chegada a hora do troco, com essa forte presença no projeto de Francismar.
Ismael Paulo
Portal colinas do agreste em, 29/11/2024