qua, 06 de novembro de 2024
Segundo o blog do Carlos Eugênio, competente jornalista redicalizado em Garanhuns, depois de 17 anos, a luta de Luiz Carlos de Oliveira (Ex-Prefeito de Garanhuns, já falecido), começa a se concretizar. É que máquinas e operários trabalham nas obras de Duplicação da BR-423, inicialmente no trecho entre São Caetano e Lajedo.
O projeto da BR-423 prevê, nesta etapa, a duplicação de 80 quilômetros, partindo do km 18,2, que começa na BR-232, em São Caetano, até o km 60, em Lajedo (Monumento da Mão). O segundo trecho da Rodovia, entre Lajedo e Garanhuns, ainda não foi licitado.
Com a última etapa de licenciamento ambiental obtida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Obra se intensificou no segundo semestre deste ano e tem previsão de entrega para setembro de 2026. O investimento passa dos R$ 330 milhões. Neste momento, estão sendo executados trabalhos de limpeza da faixa de domínio; de terraplenagem e de drenagem, entre outras obras.
RODOVIA – Denominada de Rodovia Mestre Dominguinhos, a BR-423 é uma importante via de conexão de vários polos agroindustriais do interior de Pernambuco à capital Recife e a outros municípios do Estado.
A intervenção proporcionará um importante reforço para a trafegabilidade; redução de custos operacionais e do tempo de viagens, trazendo melhorias às condições de escoamento de produtos locais e promovendo desenvolvimento socioeconômico, sobretudo no incremento do turismo; na competitividade da economia regional e vai impulsionar o crescimento dos setores de serviços e comércio de, entre outras cidades, Cachoerinha, Lajedo, Jupi, Jucati e, sobretudo de Garanhuns, cidade polo da Região.
EU LUIZ – Nos anos de 2006 e 2007, “seu Luiz da Farmácia” mobilizou a Região do Agreste Meridional, através de Prefeitos; Deputados Estaduais e Federais a época, inclusive com a participação do então Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, numa campanha em prol das obras de Duplicação da BR-423, entre São Caetano e Garanhuns. A Campanha não prosperou, mas o Projeto seguiu vivo e graças a participação de diversos políticos se torna realidade agora em 2024. (@blogcarloseugenio)
Ismael Paulo
Portal colinas do agreste em, 06/11/2024