seg, 18 de novembro de 2024
Ao xingar Elon Musk, dono do X, a primeira-dama Janja da Silva iguala o governo Lula (PT) ao governo Bolsonaro (PL), que “saía falando palavrões por aí”, criticou o colunista Tales Faria no UOL News, da tarde deste domingo (17).
Em evento paralelo ao G20, Janja chamou a atenção por falas polêmicas. Além de xingar Musk, ela disse que o autor do atentado a bomba em Brasília foi um “bestão que acabou se matando”. As gafes dela irritaram e incomodaram membros do governo Lula no último sábado (16).
Pegou muito mal. Do ponto de vista diplomático e estratégico, foi uma gafe monumental. É um absurdo fazer isso. Depois, o próprio presidente disse que não faz sentido não se deve xingar ninguém, dando uma indireta para a própria Janja”.
“O pior de tudo não é só o mal-estar que cria com os Estados Unidos, mas tivemos um presidente, o Jair Bolsonaro, que saía falando palavrões, a torto e a direito. O Bolsonaro falava palavrões, era constrangedor. Mesmo o Lula, que é um sujeito mais de papo de bar, tranquilo e espontâneo, evita falar palavrões. Vem a primeira-dama e iguala ao Bolsonaro. Acaba igualando esse governo ao governo Bolsonaro. Na boca da primeira-dama é uma tragédia absoluta”, reforça o colunista.
“Do ponto de vista da estratégia diplomática é um absurdo. Do ponto de vista da política local, é pior ainda, porque iguala o atual governo ao presidente anterior que vivia falando palavrões por aí”, complementa.
Janja disse “Fuck you, Elon Musk”
Janja mandou Musk ‘se f*’ em inglês. A declaração foi dada durante painel voltado à ampliação da participação de atores não governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20.
“Eles vão perder a próxima eleição”, respondeu Musk em inglês. A mensagem foi publicada às 18h27 em sua conta no X, acompanhada de dois emoticons com sorrisos. Em outro tuíte, o empresário compartilhou o vídeo com a fala de Janja.
A fala aconteceu quando Janja fazia crítica a fake news. “Não é mais possível a gente viver nesse mundo digital de desinformação”, disse a primeira-dama, que lembrou o impacto do problema na tragédia climática do Rio Grande do Sul e em outras situações.
Do UOL
Ismael Paulo
Portal colinas do agreste em, 18/11/2024