sex, 08 de novembro de 2024
Voltou a circular, após a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, uma notícia falsa sobre a primeira-dama Janja (foto).
Na montagem que simula título de reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, a mulher de Lula estaria apelando pela segunda vez para o candomblé na esperança de baixar o valor do dólar frente ao real.
O conteúdo, que já havia circulado em julho, consiste em uma montagem utilizando elementos visuais semelhantes ao layout da coluna Painel.
“Ritual de candomblé“
Naquela ocasião, a falsa notícia afirmava: “Janja encomenda ritual de candomblé para reduzir dólar, diz assessor do PT”.
A desinformação surgiu após o presidente Lula ter participado de um evento no qual usou um turbante tradicional do grupo Filhos de Gandhy.
Alta do dólar
Desta vez, a montagem circula com o título falso “Janja volta a fazer rituais de candomblé para conter alta do dólar”.
O autor da desinformação surfa na alta da moeda americana, que se valorizou em relação ao real na semana passada, no contexto da possibilidade de eleição de Trump, mas também pela relutância do governo Lula em apresentar um aguardado pacote de corte de gastos.
O esperado anúncio é o mínimo que os agentes do mercado aguardam para seguir fingindo que acreditam na promessa de responsabilidade fiscal do governo Lula.
Não precisa inventar
Esse tipo de notícia falsa surge como piada, em círculos específicos, mas, quando extrapola o grupo de pessoas que compartilha desse tipo de humor e se dissemina pelas redes sociais, acaba confundindo o noticiário e gerando reações injustas.
Como quem acompanha O Antagonista bem sabe, a conduta de Janja como primeira-dama já é digna de bastante críticas pelo que ela realmente faz, o que dispensa a disseminação de informações falsas. Com informações do
O Antagonista.
Ismael Paulo
Portal colinas do agreste em, 08/11/2024