sáb, 24 de maio de 2025
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Associação Municipalista do Estado (Amupe) protagonizaram uma divergência pública, ontem, sobre a tramitação de projetos que definem isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A Amupe enviou nota à imprensa na qual manifesta preocupação com as matérias, que podem gerar impactos diretos sobre a arrecadação municipal. “Estimativas apontam que, caso aprovadas, as medidas poderão gerar um rombo superior a R$ 500 milhões por ano nos cofres dos municípios pernambucanos”, defendeu a Associação.
Alepe respondeu em tom de crítica – Após a nota da Amupe, a Alepe enviou a sua versão. “A Alepe vem a público rechaçar a nota da Amupe sobre uma eventual preocupação diante da tramitação de projetos de lei que propõem isenções no IPVA. Ficou claro que o presidente da Associação Municipalista, o senhor Marcelo Gouveia, está fazendo o jogo político do Governo do Estado e não dos municípios, como deveria ser o papel de um representante das prefeituras. A postura do presidente da Amupe, não é segredo, foi claramente assumida com o direcionamento de auferir ganhos políticos para si próprio ao agradar o Palácio”, rebateu o Poder Legislativo.
E disse mais – “O senhor Marcelo esqueceu de dizer que a Alepe aprovou, no início deste mês, uma lei obrigando o governo a distribuir R$ 756 milhões de reais em partes iguais para cada um dos 184 municípios, mediante a assinatura de convênios com o Poder Executivo. A matéria foi amplamente debatida na Casa, com secretários estaduais da Fazenda, Administração e da Controladoria. O presidente da Amupe foi convidado, disse que iria, mas nem compareceu nem mandou representante. Se o presidente da Amupe fizesse o dever de casa antes de sair por aí usando uma instituição séria para fazer o jogo do Palácio, iria perceber que dois desses projetos aos quais a nota da Amupe se refere como temerosos à arrecadação municipal são justamente de autoria do seu irmão, o deputado Gustavo Gouveia, ex-primeiro-secretário. Ora, indiretamente, Marcelo está então acusando Gustavo de se colocar contra os municípios”, defendeu a Alepe, em nota.
Blog do Magno Martins em, 24/05/2025
Ismael Paulo
Portal colinas do agreste em, 24 de maio dde 2025
www.portalcolinasdoagreste.com.br