Colinas

qui, 26 de dezembro de 2024

Como já tinha comentado nesse espaço que o PT de Pernambuco poderá deixar o PSB e caminhar com a Governadora Raquel Lyra (PSDB) nas próximas eleições.  Em entrevista na véspera de natal, o senador Humberto Costa disse que não há nada definido no PT com relação ao apoio para 2026. O petista disse ainda que não está descartada uma candidatura própria do partido ao Governo.

Humberto Costa está blefando pois ele sabe que o cenário para 2026 pode mudar muito e prefere esperar por essas mudanças para não tomar nenhuma decisão precipitada e sobre o calor do momento. No meio dos socialistas ninguém esconde o desejo de um apoio exclusivo de Lula a uma candidatura de João Campos em 2026, mas o próprio presidente tem dado sinais de que pretende ter aqui em sua terra natal dois palanques o apoiando.

Ainda existe uma possibilidade grande de mudança de partido da governadora Raquel Lyra que atualmente está no PSDB e tem caminho aberto para se filiar ao PSD que saiu fortíssimo na eleição municipal deste ano. o PSDB é uma legenda que  tem hoje um posicionamento muito claro que oposição ao Governo Lula mas que a própria governadora Raquel Lyra não concorda com essa linha como tem dito em diversas entrevistas neste final de ano.

Outro ponto que pode pesar nesta decisão apoio do PT é a posição do PSB na chapa presidencial. A legenda conseguirá manter Geraldo Alckmin como vice ou precisará ceder para um partido da base aliada? todos esses pontos precisam serem observados pelos atores pernambucanos, principalmente do PT, para tomarem a decisão correta e mais positiva para o crescimento do partido.

Ismael Paulo

Portal colinas do agreste em, 26/12/2024

www.portalcolinasdoagreste.com.br