qua, 19 de fevereiro de 2025
Passada a euforia da eleição, a ficha precisa cair, administrar não é fazer campanha. Em Calçado – PE, o prefeito Elias Filho (PP), parece ainda está preso ao clima de palanque, sem perceber que agora é governar para todos – os que votaram e os que não votaram nele. É natural valorizar o grupo que esteve ao seu lado, mas transformar a gestão em um tribunal inquisitório contra adversários políticos é um erro primário.
É verdade que o governo tem mostrado serviço em algumas áreas. Algumas ações iniciais são positivas e demostram esforço para organizar a casa o que é louvável.
Em menos de dois messes de administração o prefeito já enfrenta um ruído que poderia ser evitado, tais fatos que acontece soa como perseguição politica e passa a impressão que o gestor ainda não assumiu plenamente seu papel de governante de todos.
Isso não fortalece um governo pelo contrário fragiliza, porque em política ninguém governa sozinho, e para construir uma gestão solida é preciso unir, não dividir.
O prefeito precisa entender que seu compromisso agora é com a cidade inteira, não apenas com os seus aliados.
A sensação que fica nos bastidores é de que o prefeito ainda está deslumbrado com a vitória e tenta retribuir ao seu grupo, mais vai pagar um preço alto por isso. Sua imagem começa a se arranhada por pequenas atitudes que no longo prazo podem custar caro. Acho que o momento é de construir pontes e não erguer muros, afinal para o ano tem eleição novamente, ou será que o gestor esqueceu?
Como pode existir dialogo com atitudes infantis desse porte?
Se cerque de pessoas boas, melhores do que você, e sua gestão será tão boa como sua equipe.
O governo tem pontos positivos que pode se consolidar como uma gestão eficiente. Mais para isso precisa evitar desgastes tolos que pode criar um clima de revanchismos em pessoa ou pessoas que votaram nele, antes mesmo do primeiro ano de mandato.
Como dizia o ex-prefeito Rafael Pastor, “In-memorian” que a política é a arte de engolir sapo. Quem não aprende isso cedo, pode acabar engolindo o próprio orgulho.
A política é a arte do diálogo, ensina Maquíavel, e acredito que nada se constrói sem a política, seja na escola, no trabalho, nas relações sociais e na gestão pública.
CURTIHAS DO BLOG
Após dez anos paralisada, a conclusão da obra remanescente das unidades prisionais criará mais de mil vagas para o sistema prisional.
O Governo de Pernambuco retomou a obra de construção de três unidades prisionais masculinas, localizadas em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Paralisada há mais de dez anos, a conclusão do remanescente da obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e faz parte da reestruturação do sistema prisional e do investimento na ressocialização, por meio do Juntos pela Segurança.
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou nota oficial sobre o linchamento de Antônio Lopes Severo, conhecido como Frajola, morto por populares ao chegar à Delegacia de Polícia de Tabira na noite da última terça-feira (18). Ele e sua esposa, Giselda da Silva Andrade, haviam sido capturados horas antes na zona rural de Carnaíba, após permanecerem foragidos desde o último domingo (16).
A governadora Raquel Lyra (PSDB) e os prefeitos do agreste meridional voltarão a se encontrar no próximo sábado (22), em Garanhuns, por ocasião da posse da nova diretoria da Codeam. A gestora estadual confirmou presença.
Ismael Paulo
Porta colinas do agreste em, 19/02/2025