qui, 20 de junho de 2024
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), sob a relatoria do conselheiro Ricardo Rios, rejeitou as contas do ex-prefeito de São João, Genaldi Zumba, e de seus secretários Genival Zumba, Arzenaldo Paes, Marcos Boniek e do controlador municipal José Fábio Soares. As irregularidades graves apontadas causaram sérios prejuízos à cidade.
O acórdão do TCE-PE impôs multas de R$ 9.183,00 a cada um dos envolvidos. As irregularidades incluem a falta de repasse de contribuições previdenciárias e de empréstimos consignados, além de contribuições sindicais. Segundo o tribunal, a prefeitura reteve ilegalmente esses valores, prejudicando servidores e o município.
Além disso, o Secretário de Ação Social, Genival Zumba, irmão do ex-prefeito, não conseguiu comprovar as diárias recebidas durante sua gestão.
O Tribunal de Contas destacou que tanto os funcionários efetivos quanto os pensionistas foram prejudicados pelas ações do ex-prefeito e seus gestores, resultando em danos financeiros e no comprometimento do crédito dos afetados, que tiveram seus nomes negativados no SPC e Serasa.