Colinas

qui, 22 de setembro de 2022

A pesquisa do Ipec, divulgada pela Tv Globo na noite de ontem, é reveladora não só pelos números que mostram a queda representativa de cinco pontos percentuais das intenções de votos da candidata ao governo pelo Solidariedade, Marília Arraes, e, de outro lado, a ascensão de três pontos do candidato Danilo Cabral, da Frente Popular. A partir do quadro geral, é possível fazer algumas leituras sobre os dois candidatos que disputam o voto de Lula, o maior cabo eleitoral no estado.
A primeira delas é que Danilo tem muito do ex-governador Eduardo Campos, ao fazer uma campanha sem esmorecer, com raça, garra e determinação. Sem contestar números, sempre acreditando no segundo turno, assim como Eduardo acreditou na época em que ganhou, mesmo tendo um palanque desacreditado ao longo da campanha. A segunda conclusão é que o tradicional eleitor do PT ou do candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, pode ter começado a cair em si, dando-se conta de que o único candidato defendido por Lula é Danilo. Marília adotou o vermelho, usou a foto de Lula, mas a fala de Lula propagada pelos quatro cantos do estado começa a pesar. Lula veio a Pernambuco em julho, suas imagens estão estampadas na propaganda eleitoral e esta semana ele voltou a gravar ao lado de Danilo.
Outra análise viável para a perda de eleitores em favor de Marília, que é acima da margem de erro de três pontos percentuais, aponta para a comparação entre os candidatos. A exploração por parte da campanha de Danilo no nome de Marília Arraes ao orçamento secreto, instrumento em alta inclusive na campanha nacional, à troca de partido e à ausência em votações importantes na Câmara Federal, a exemplo da votação do porte de arma e da renegociação de dívidas de estudantes do FIES divulgadas no guia eleitoral podem ter ajudado muito para essa queda de Marília.
Em Pernambuco, o segundo turno está indefinido, mas o único fator novo e sólido é o contínuo crescimento de Danilo. Faltam dez dias até domingo, 2 de outubro.
Miguel – Quem também tem muito a comemorar com a pesquisa IPEC é Miguel Coelho que cresceu três pontos e conseguiu igualar-se aos demais candidatos que agora estão numericamente empatados deixando a disputa totalmente imprevisível.
Opus – Outro instituto, o Opus, confirmou a segunda colocação de Miguel. O levantamento mostra Marília Arraes com 35%. Em segundo lugar aparece Miguel com 12%. Raquel também pontua com 12%. Mais abaixo estão Anderson Ferreira e Danilo Cabra com 10%.
Favorável – A repercussão da pesquisa IPEC foi comemorada pela Frente Popular. Não é pra outra: qualquer um nome pode ir para o segundo turno, mas Danilo conta com a vantagem de ter um exército de prefeitos, vereadores, lideranças que podem fazer a diferença no dia da eleição. Danilo conta ainda com um grande cabo eleitoral que é o prefeito do Recife, João Campos (PSB), que abraçou a candidatura do socialista.
Blog do Silvinho Silva em, 22/09/022