qui, 14 de novembro de 2024
Hoje mais de 40 veículos de mídia de todo o país registraram a triste notícia da emboscada ao jornalista Ricardo Antunes, ontem quarta-feira (13), com murros de soqueira, ao sair de uma barbearia no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O acompanhamento do caso pela mídia demonstra a gravidade do episódio e a ameaça que representa à liberdade de informação.
O portal Metrópoles, de Brasília, noticiou, na coluna do jornalista Paulo Cappelli: “Jornalista é agredido e fará cirurgia para reconstruir rosto”. O Blog do Eliomar, de Fortaleza, registrou: “Jornalista e blogueiro Ricardo Antunes sofre agressão covarde em Pernambuco”. Já o jornal O Poder, do Recife, veiculado pelo WhatsApp, assinalou: “Covarde agressão ao jornalista Ricardo Antunes. Governo Raquel deve uma resposta rápida”.
Noticiaram também a agressão, entre outros, a Revista Fórum, o site GP1, o Brasil 247, o Portal de Prefeitura, os sites Notícia Recife, Agora PE, Política no Forno e Terra MT Digital e os Blogs do Flávio Chaves, de Ney Lima, da Renata Gondim e do Leo Lima, Blog de Assis Ramalho, Nill júnior e tantos outros.
A médica Manoela De Bortoli, especialista em cirurgia buco maxilo facial que atendeu Ricardo Antunes no Hospital Real Português, disse que por pouco o jornalista não ficou cego do olho esquerdo.
Com anestesia local, a médica fez uma sutura com cerca de 30 pontos, internos e externos, sobre um extenso ferimento na região orbital esquerda que ia do supercílio até parte da pálpebra superior. A sutura deixou o lado esquerdo da face de Ricardo Antunes praticamente normal.
Manoela de Bortoli realiza nesta quinta-feira (14) uma cirurgia bem mais delicada: vai implantar placas e parafusos para reparar as fraturas no rosto do jornalista, de modo a que volte a ter uma vida normal. Sem essa cirurgia, Ricardo Antunes ficaria com um afundamento na face, portando um defeito estético severo.
Atendido com rapidez quando chegou ao hospital, o jornalista agradeceu a eficiência e a excelência profissional do corpo médico do Real Português. Segundo Ricardo Antunes, seus ferimentos demonstram que o agressor tinha o firme propósito de deixar sequelas graves.
No momento as acusações pesam sobre o empresário Xinxa da cebola que recentemente foi preso por acusações de lavagem de dinheiro e agiotagem na Operação Duplo X, Xinxa da Cebola o mesmo foi às redes sociais para ironizar a agressão ao jornalista. em Recife. Um vídeo publicado por Xinxa, o empresário acrescentou a frase: “Quem planta, colhe”, insinuando que o ocorrido seria uma retribuição ao jornalista.
Após a postagem em tom de ameaça, ele será chamado a depor sobre o caso. Em outra publicação nos stories, Xinxa zombou da violência, comparando os pontos que Ricardo recebeu no hospital com a pontuação do Sport que briga pelo acesso na Série B, e lançou o que soa como uma ameaça: “Sua colheita está chegando”, escreveu sobre uma imagem do jornalista ferido. Essas postagens têm gerado uma reação acalorada e levantam questionamentos sobre intimidação a jornalistas no estado.
Os próprios seguidores do empresário criticaram as postagens: “Gosto de vc meu irmão, mas vc tá errado!”, escreveu um. “Covardia”, comentou outro.
Xinxa Góes de Siqueira, foi preso em setembro sob acusações de movimentar ilegalmente cerca de R$ 70 milhões nos últimos cinco anos, foi solto em agosto, após decisão do juiz Jandercleison Pinheiro Jucá, da Vara Criminal de Salgueiro.
Ismael Paulo
Portal colinas do agreste em, 14/11/2024