Colinas

dom, 05 de janeiro de 2025

O jornal folha de Pernambuco trouxe uma matéria que começou a valer na última sexta-feira (3) o calendário emergencial de abastecimento de água implantado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

A medida é tomada nos sistemas afetados diante da ausência de chuvas e das altas temperaturas no Estado e ficará em vigor nos três primeiros meses do ano, que antecedem a quadra chuvosa.

A Compesa destaca que 54 dos 172 mananciais operados para abastecimento humano estão em nível crítico ou de alerta. Já 94 dos 184 municípios pernambucanos estão em quadro de estiagem severa.

A Compesa também explica que as altas temperaturas causam o aumento da evaporação das águas armazenadas, ao mesmo tempo que demandam crescimento do consumo.

Municípios em situação mais crítica de abastecimento

 Agreste meridional: Águas Belas, Calçado, Chã Grande, Gravatá, Jurema, Lajedo e Saloá;

Zona da Mata: Camutanga, Chã de Alegria, Ferreiros, Ribeirão, Timbaúba e Vicência;

Sertão: Santa Filomena.

Outros 38 mananciais nessas três regiões e também na Região Metropolitana do Recife estão em nível de alerta. Os reservatórios atendem 48 cidades:

Agreste: Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Gravatá, Machados, Panelas, Paranatama, Passira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes;
Zona da Mata: Bom Jardim, Escada, João Alfredo, Limoeiro, Macaparana, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Pombos, Sirinhaém e Vitória de Santo Antão
Sertão: Afrânio, Dormentes, Santa Cruz e Santa Terezinha;
Região Metropolitana do Recife: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Moreno, Paulista e São Lourenço da Mata.

No Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca, no Litoral Sul do Estado, as barragens Bita (12%) e Utinga (13%), estão muito abaixo dos níveis de captação, o que afeta diretamente o abastecimento no Cabo.

Os calendários de abastecimento estão sendo atualizados de acordo com o monitoramento dos reservatórios entrarão em vigor na última sexta-feira (3) nas cidades impactadas pela redução dos níveis dos mananciais.

Os cronogramas também podem ser consultados no aplicativo da Compesa e no canal de atendimento 0800 081 0195.

Telefone exclusivo para pipeiros

Uma nova fase de credenciamento de pipeiros para atendimento em vários municípios foi iniciada na quinta-feira (2). Para agilizar a contratação, a Compesa disponibilizou um telefone exclusivo para o atendimento dos pipeiros interessados, prestando informações e orientações para o cadastramento emergencial dos veículos.

O atendimento será pelo telefone (81) 3412-9722, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ismael Paulo

Portal colinas do agreste em, 05/01/2025

www.portalcolinasdoagreste.com.br