RELIGIÃO

sex, 10 de junho de 2022

Dom Fernando Saburido anunciou o comunicado de renúncia do cargo de arcebispo de Olinda e Recife ao completar 75 anos de idade nesta sexta-feira, 10 de junho. Uma carta enviada ao Vaticano formalizando a decisão precisa ser aceita pelo Papa Francisco. Medida não significa que a saída do cargo seja imediata.

Conforme pré escreve o Código de Direito Canônico o bispo que completa 75 anos de idade precisar renunciar o ofício. A renúncia dos bispos que completam esta idade foi solicitada pelo Concílio Vaticano II.

Diante disto, dom Fernando deve cumprir o que diz o documento oficial e preparar uma carta a ser apresentada ao pontífice. Após isso, é iniciado o processo de escolha do sucessor e até esse momento ele continua no cargo.

Atualmente a arquidiocese de Olinda e Recife possui um bispo auxiliar que é Dom Limacedo e a função de Vigário geral é ocupada pelo padre Monsenhor Luciano Brito.

Nas redes sociais, o metropolitana compartilhou vídeo anunciando a decisão.

Assista o pronunciamento:

 

75 anos de vida

Para celebrar a data de seu aniversário, dom Fernando presidirá missa em ação de graças por seus 75 anos, hoje (10/06), na Catedral do Santíssimo Salvador, às 19h30, no Alto da Sé, em Olinda. Clero, religiosos e o povo de Deus foram convidados a participar. Após a missa, haverá corte de bolo no terraço lateral da catedral.

Trajetória

Dom Antônio Fernando Saburido é o 8º arcebispo metropolitano de Olinda e Recife e 32º bispo a ocupar o sólio olindense. Nasceu no Distrito de Juçaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 quilômetros do Recife, em 10 de junho de 1947. Em 1975, ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda. Em 21 de março de 1978, professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos), sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983. Foi pároco das Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe (Guadalupe) e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda.

Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000. Em 18 de maio de 2005, foi nomeado bispo da diocese vacante de Sobral (CE), pelo papa Bento XVI. Eleito arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto do mesmo ano, ainda no pontificado de Bento XVI. São, portanto, 22 anos de ministério episcopal, dos quais mais de 12 como arcebispo de Olinda e Recife.

 

Fonte: Portal de Prefeitura