sáb, 04 de janeiro de 2025
O ex-prefeito de Goiana Eduardo Honório foi convidado pela governadora Raquel Lyra para fazer parte de sua Assessoria Especial. Honório, que teve 78,16% dos votos mas não pode assumir porque a Justiça Eleitoral entendeu que ele iria para um terceiro mandato, foi surpreendido pela eleição da Câmara de Vereadores que escolheu o vereador Eduardo Batista como presidente após uma negociação em que 12 vereadores teriam ganho o direito de controlar, através de assessores, uma secretaria e de nomear 200 pessoas cada um. Eduardo Batista assumiu interinamente a Prefeitura até a realização de novas eleições.
Durante sua campanha, Honório foi acusado de articular para que Paula Brito, sua amante e vereadora eleita, assumisse o cargo de prefeita no futuro. Paula, de 45 anos, foi eleita com 2.177 votos e é diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Goiana. A estratégia incluía fazê-la presidente da Câmara para permitir sua candidatura na eleição suplementar, assumir a prefeitura municipal e quando o TSE marcar eleição ela concorrer ao novo pleito
A movimentação política gerou rivalidade com a esposa de Honório, dona Nevinha, que apoiou outro candidato a vereador, André do Forró dos Errados, em uma disputa que mobilizou a cidade.
A prefeitura será conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, que terá 90 dias para convocar novas eleições.
Ismael Paulo
Portal colinas do agreste em, 04/01/2025