ter, 26 de novembro de 2024
O serviço de abastecimento de água através do carro pipa foi suspenso na Paraiba por ordem do Governo Federal, a água potável chegava a 159 municípios paraibano e contemplava quase 270 mil habitantes, segundo informações da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup).
A falta de recursos, segundo alega o Governo Federal, já pode ser consequência dos cortes que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, promove nas contas do Governo, atingindo, indistintamente, todos os ministérios.
Em Pernambuco, começou por Petrolina, no Sertão do São Francisco. Em ofício enviado pelo 72° Batalhão de Infantaria da Caatinga, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrolina foi informada de que a operação está suspensa desde ontem.
O motivo que consta no ofício é a falta de recursos. No documento, o Exército solicita que os pipeiros de Petrolina sejam informados a respeito da medida.
O Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército, com sede em João Pessoa, confirmou a paralisação do programa e informou aos coordenadores da Defesa Civil que a suspensão ocorreu devido à falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal.
Uma moradora paraibana falou: “Onde eu moro a dificuldade da água é muito grande, Justamente na minha casa, onde tem o problema de saúde do meu marido. É muito difícil. Porque todos os meses a cisterna é enchida, todo mês o carro-pipa vem deixar e nesse mês de novembro está perto de secar. Só Jesus. É difícil, eu não tenho outro recurso de água, fico sem saber o que fazer”, afirmou.
É triste a situação do nordestino em especial a população de vivem na zona rural com a forte seca que assola toda região.
Sabemos que o carro pipa não é a solução, é uma medida paliativa para diminuir o sofrimento do nosso povo.
Ismael Paulo
Portal colinas do agreste em, 26/11/2024