Colinas

dom, 27 de outubro de 2024

 

Mirella Almeida (PSD) foi eleita prefeita de Olinda em segundo turno, neste domingo (27). Com isso, ela, que tem 30 anos, se torna a pessoa mais jovem a ocupar o cargo. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por volta das 18h48, ela estava matematicamente eleita, com 51,27% dos votos válidos. Com a totalização dos votos, ela obteve 51,38% dos votos válidos. 

Junto com Mirella, foi eleito vice-prefeito Chiquinho (PSD), que é ex-jogador de futebol e tem 49 anos. Em segundo lugar, ficou Vinicius Castello (PT), com 105.616 votos, ou 48,62% dos votos válidos.

Mirella é administradora, casada e disputa sua primeira eleição em 2024. Ela chefiou diversas secretarias municipais nos dois mandatos do atual prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), que está no cargo desde 2017. Ela é esposa do vereador olindense Felipe Nascimento (PSD), sobrinho de Lupércio.

No primeiro turno das eleições deste ano, realizado no dia 6 de outubro, ela ficou em segundo lugar, com 62.289 votos, ou 30,02% dos votos válidos. Vinicius Castello teve 80.422 votos, ou 38,75% dos votos válidos.

Veja, abaixo, os números do 2º turno em Olinda:

  • Mirella Almeida (PSD): 613 votos (51,38% dos votos válidos);
  • Vinicius Castello (PT): 616 votos (48,62% dos votos válidos);
  • Brancos: 592 votos;
  • Nulos: 996 votos;
  • Abstenções: 479.

Mirella é a terceira mulher a ser eleita prefeita de Olinda. A primeira foi Jacilda Urquiza (na época no PMDB), em 1996, e a segunda foi Luciana Santos (PCdoB), em 2000.

Durante a campanha, Mirella prometeu a construção de duas policlínicas da mulher e a reabertura da maternidade Brites de Albuquerque. Ela também propõe aumentar a cobertura do programa Saúde da Família para 85% do município.

A candidata promete ainda transformar o perfil da policlínica João de Barros Barreto em uma UPA-E, criar um programa de equidade de gênero e equidade racial em Olinda, construção de cinco creches, requalificação do 2º trecho da orla da cidade, que passaria a ter videomonitoramento em toda sua extensão.

Nestas eleições, seis candidatos disputaram o comando do terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco. A campanha foi marcada por ataques e também pela defesa das ações do mandato do prefeito Professor Lupércio (PSD) e de outros gestores, como Renildo Calheiros (PCdoB).

Candidata apoiada pelo prefeito, Mirella Almeida foi taxada pelos adversários de “candidata laranja”, em uma crítica velada à independência da candidata em relação a Lupércio em uma possível gestão.

Já Vinícius Castello foi acusado de fazer “política por conveniência” após receber o apoio do prefeito do Recife, João Campos (PSB), reeleito em primeiro turno com votação recorde de 78,11% dos votos válidos.

No primeiro turno, a coligação à qual Vinicius Castello faz parte contava com a federação PT/PV/PCdoB, a federação PSOL/Rede e com o PSB. No segundo turno, aderiram à campanha o MDB, Agir, Avante, Mobiliza, PP e PRTB.

Já Mirella tinha doze partidos na base, no primeiro turno (PSD, Republicanos, Solidariedade, MDB, PDT, Podemos, federação PSDB/Cidadania, Avante, Agir, União Brasil e PMB). No segundo turno, o Avante e o Agir deixaram o palanque dela para se juntar à candidatura de Vinicius Castello.

Em Pernambuco depois desse domingo (27), foram eleitas 30 prefeitas nas eleições de 2024 

PREFEITAS ELEITAS EM PERNAMBUCO:

01 Bezerros – Lucielle Laurentino (União)

02 Camutanga – Talita De Doda (PV)

03 Canhotinho – Sandra Paes (Republicanos)

04 Carpina – Eduarda Gouveia (PODE)

05 Casinhas – Juliana de Chaparral (União)

06 Catende – Dona Graça (PSDB)

07 Cedro – Riva Bezerra (PSD)

08 Cortês – Fátima Borba (PSDB)

09 Cumaru – Zeneide Medeiros (PSB)

10 Dormentes – Corrinha de Geomarco (PSB)

11 Escada – Mary Gouveia (PL)

12 Floresta – Rorró Maniçoba (PP)

13 Iati – Camila Souza (PSB)

14 Ibirajuba – Izalta (PSDB)

15 Igarassu – Professora Elcione (PSDB)

16 Itapetim – Aline (PSB)

17 Jaqueira – Ridete Pellegrino (PSD)

18 Jataúba – Dra Cátia (PP)

19 Joaquim Nabuco – Márcia Barreto (PSDB) – Sub Judice

20 Jupi – Rivanda (PSD)

21 Lagoa Grande – Catharina Garziera (PSB)

22 Nazaré da Mata – Aninha da Ferbom (PSDB)

23 Olinda – Mirella Almeida (PSD)

24 Palmeirina – Delgada Thatianne (PP)

25 Paudalho – Paulinha da Educação (Pode)

26 Ribeirão – Carol Jordão (PSB)

27 Serra Talhada – Márcia Conrado (PT)

28 Sertânia – Pollyanna Abreu (PSDB)

29 Tacaimbó – Joelda Pereira (PSDB)

30 Trindade – Helbinha de Rodrigues (União)

Ismael Paulo

Portal colinas do agreste em, 27/10/2024