Colinas

sáb, 31 de agosto de 2024

Com pouco mais de uma semana de campanha  a propaganda eleitoral no rádio e na TV que  começou ontem sexta-feira (30), já é possível fazer algumas conclusões sobre as eleições. Se for mantida, por exemplo, a performance do prefeito João Campos (PSB) que lidera todas as pesquisas, o pleito no Recife não terá a menor graça, sem um mínimo de emoção.

Sendo assim, as atenções se voltarão, de imediato, para Caruaru, a terra da governadora Raquel Lyra (PSDB). Lá, embora o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) tenha aparecido com oito pontos à frente de Zé Queiroz (PDT), a disputa se dará em segundo turno, o que levará João Campos, de olho no Governo do Estado em 2026, a botar os dois pés na capital do forró na campanha do seu aliado Queiroz.

Segundo informações do Blog do Magno, a  Região Metropolitana promete emocionantes embates, com exceção de São Lourenço da Mata e Abreu e Lima, cujos prefeitos Vinicius Labanca e Flávio Gadelha, ambos do PSB, aparecem nas pesquisas com amplo favoritismo, no resto haverá uma verdadeira guerra. Cabo também pode se constituir numa exceção, caso o ex-prefeito Lula Cabral (SD), que desponta disparado nas pesquisas, consiga superar as pendengas jurídicas.

No Agreste Setentrional, João Alfredo, São Caetano e Limoeiro também não terão disputas. Zé Martins (PSB), prefeito de João Alfredo, tende a disputar com Josafá Almeida (UB) a liderança no ranking dos mais votados naquela região, seguido por Orlando José (Podemos), de Limoeiro. Todos estão com distâncias quilométricas em relação aos seus principais adversários, enquanto Surubim se apresenta como um clássico entre Véia de Aprígio (PSB) e Chaparral (UB).

TORITAMA – A primeira pesquisa Simplex divulgada nesta eleição em Toritama, no Agreste, trouxe um cenário de muito conforto para o candidato Sérgio Colin (MDB). Ele tem praticamente o dobro do segundo colocado e atual vice Romerinho Leal (PSDB). O ingresso do ex-prefeito Marcelo Andrade (PT) não mexeu no tabuleiro.

ALIANÇA – Candidato do prefeito Xisto Freitas, Pedro Ermírio (PP) está num verdadeiro céu de brigadeiro em Aliança, na Mata Norte. A oposição ainda não mostrou pra que veio e ele está num ritmo intenso de campanha.

No Sertão, Arcoverde tem sido palco de gigantescos eventos de campanha de Zeca Cavalcanti (Podemos) e Madalena Britto (PSB), que polarizam a disputa. Em Salgueiro, outro clássico. Ali, medem forças o prefeito Marcones Libório (PSB) e o empresário Fabinho Lisandro (PRD), este na dianteira das pesquisas. Em Araripina, o prefeito Raimundo Pimentel colocou em julgamento a sua gestão bem avaliada bancando a candidatura de Camila Modesto (Podemos), mas quem lidera é o candidato do PDT, Evilásio Mateus.

Já em Petrolina, segundo a última pesquisa do Opinião, o prefeito Simão Durando seria eleito no primeiro turno. Em Afogados da Ingazeira, o prefeito Sandrinho Palmeira (PSB) desponta como favorito, tendo como adversário Danilo Simões (PSD), filho da ex-prefeita Giza Simões e do ex-prefeito Orisvaldo Inácio, que também foi deputado estadual.

Por fim, em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, o prefeito Fabiano Marques (Republicanos), por ser um gestor de altíssima popularidade, construiu um cenário tão favorável à reeleição que não apareceu nenhum candidato para enfrentá-lo. No apagar das luzes, foi registrada a candidatura de Said Souza (PL), candidato a sofrer um massacre eleitoral.

PAUDALHO SEM DISPUTA – Na Zona da Mata, em Paudalho, o prefeito Marcelo Gouveia, presidente estadual do Podemos, escolheu como candidata Paulinha da Educação (Podemos). Pelos últimos levantamentos, ali também não haverá disputa, assim como em Nazaré da Mata, cuja favorita é Aninha da Ferbom (PSDB). Em Timbaúba, as oposições apresentaram três candidatos, facilitando a reeleição do prefeito Marinaldo Rosendo (PP). Por fim, outro município na região sem embate eleitoral é Vicência, graças à boa gestão do prefeito Guiga Nunes, que escolheu como candidato o seu vice Eder Waltter.

Sivaldo com pinta de reeleito – Ainda no Agreste Setentrional, municípios que estariam com eleição resolvida seriam Bom Jardim, Orobó e Casinhas, todos redutos do deputado Chaparral.

Já no Agreste Meridional, o que se diz em Garanhuns é que o prefeito Sivaldo Albino (PSB) pode preparar a beca. Izaías Régis, seu principal adversário, hoje líder do Governo Raquel na Alepe, estaria inviabilizado, porque, além de ser o mais rejeitado, tem no seu palanque a governadora Raquel Lyra (PSDB), cujos índices de desaprovação no município são assustadores. Em Calçado uma disputa equilibrada entre José Elias Filho (PP), candidato do prefeito Expedito Nogueira (PP), contra Junior Caetano (AVANTE) promete ser voto a voto, pois o sentimento de mudança da população e visível, depois de dezesseis anos do grupo governista e população sente a necessidade de mudança.

Fenômeno em Brejinho – O Sertão do Pajeú deve revelar um novo fenômeno eleitoral: o prefeito de Brejinho, Gilson Bento (Republicanos). O que se diz por lá é que, com uma gestão aprovada por mais de 80% da população, irá massacrar nas urnas o adversário Doutor Túlio (PSB). Já em Tuparetama, o prefeito Sávio Torres (PSDB), também igualmente bem avaliado, tende a eleger o tucano Diógenes Patriota. Ali, as oposições se dividiram com as candidaturas de Danilo (Avante) e Ivaí Cavalcante (PT).

Briga boa em São José – Em São José do Egito, solo sagrado da poesia, o cenário que se apresenta é de um clássico. De um lado, o empresário Fredson Brito (Republicanos), que agregou as oposições com o ex-deputado José Marcos na vice, e o médico George Borja (PSB), das forças governistas, apoiado pelo prefeito Carlos Evandro. O que se diz por lá é que Fredson já não é mais o fator novidade diante do crescimento do adversário, que seria uma das mais gratas surpresas política e eleitoral.

Aliança suicida – Em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, a família Uchôa, representada pelo deputado federal Guilherme Uchôa, deixou as indiferenças de lado e se uniu, pela primeira vez, ao grupo do deputado Mário Ricardo (Republicanos), indicando o vice de Miguel Ricardo, filho de Mário. O que se diz por lá é que a aliança fez o republicano crescer feito rabo de cavalo – para baixo. E que a prefeita Professora Elcione (PSDB) passou a ter um voo em céu de brigadeiro para sua reeleição.

TABIRA – Tabira, no Sertão do Pajeú, a terra que se faz mais apostas políticas, também será cenário de uma baita disputa entre a prefeita Nicinha de Dinca (PSB) e o candidato do PT, Flávio Marques, o supersecretário na gestão do poeta Sebastião Dias, que faleceu no ano passado.

ITAPETIM – Já em Itapetim, também no Sertão do Pajeú, o prefeito Adelmo Moura (PSB), já no final do seu segundo mandato, tem amplas chances de fazer a sua sucessora, a ex-secretária de

Educação, Aline. A socialista terá como adversário o ex-prefeito Anderson Lopes (PSDB).

BELÉM – Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, também se apresenta com quadro eleitoral indefinido. Na última pesquisa do Opinião, Calby Carvalho (Republicanos), candidato da oposição, apareceu à frente do prefeito Gustavo Caribé (PSB), que já teria reagido.

Ismael Paulo

Portal colinas do agreste em, 31/08/2024