qua, 05 de junho de 2024
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoveu o primeiro evento do Programa (re)CONEXÕES na região Nordeste, no Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife.Evento em Recife reúne representantes do setor museal para discutir o futuro das políticas públicas
O objetivo do evento foi discutir o futuro das políticas públicas para o setor museal, em especial a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035.
O evento reuniu 126 participantes de 35 municípios pernambucanos.
Houve assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Ibram e a Secretaria de Cultura de Pernambuco.
Os participantes se dividiram em quatro grupos de trabalho para debater e sistematizar suas contribuições para o Plano Nacional Setorial de Museus.
As contribuições serão levadas para o Fórum Nacional de Museus, que será realizado em Fortaleza em novembro.
O Programa (re)CONEXÕES
Foi lançado em janeiro de 2024 e tem como objetivo coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035.
A presidenta do Ibram, Fernanda Castro, afirma que o programa é “central para restabelecer os laços entre os entes federativos e discutir coletivamente a revisão da PNSM”.
Informações adicionais:
O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, a Fundação de Patrimônio Artístico e História de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco.
O grupo Manifesto Cultura Popular apresentou cavalo-marinho durante o evento.
A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, afirmou que o Governo do Estado está comprometido com a criação de novas políticas públicas para o setor museal.