sáb, 26 de agosto de 2023
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) editou uma nova resolução que regulamenta as eleições para os Conselhos Tutelares do estado. As eleições ocorrerão em 1º de outubro de 2023, um domingo.
A principal mudança da nova resolução é que as urnas eletrônicas só serão utilizadas em municípios com no mínimo 30 mil eleitores. Nos demais, a votação será realizada com cédulas de papel e urna de lona.
A resolução também estabelece que a Justiça Eleitoral será responsável pelo empréstimo de urnas eletrônicas e de lona, treinamento de mesários e fornecimento da lista de eleitores, entre outras atribuições.
A eleição para Conselho Tutelar é regulamentada por lei municipal e há municípios que permitem que o eleitor vote em mais de um candidato. A nova resolução determina que, nesses casos, os municípios deverão editar uma nova regra para adoção de um único voto ou, se mantiverem o sistema, terão que recorrer ao voto em cédulas de papel em urna de lona.
O TRE-PE também disponibilizou um espaço específico em seu site para publicar normativos, calendários e formulários padrões para apoiar as Comissões Especiais de cada município em suas demandas.
Resumindo, as principais mudanças da nova resolução são:
- As urnas eletrônicas só serão utilizadas em municípios com no mínimo 30 mil eleitores.
- Nos demais, a votação será realizada com cédulas de papel e urna de lona.
- A Justiça Eleitoral será responsável pelo empréstimo de urnas eletrônicas e de lona, treinamento de mesários e fornecimento da lista de eleitores.
- Municípios que permitem que o eleitor vote em mais de um candidato deverão editar uma nova regra para adoção de um único voto ou recorrer ao voto em cédulas de papel em urna de lona.