qui, 06 de julho de 2023
Trecho da área rural, no município de Calçado Agreste Pernambucano, sempre é um presente para os nossos olhos. Nesse período de inverno, as paisagens apresentam grandes diferenças em curtos espaços territoriais, mostrando a diversidade ambiental do nosso Município.
Com uma diversificação de culturas, onde o homem do campo planta e cultiva seu sustento familiar.
A agricultura de subsistência e as práticas de comercialização podem favorecer a grande diversidade de espécies cultivadas em relação à diversidade de espécies produzidas comercialmente em nosso município, valorizando a biodiversidade agrícola. Ainda assim, há risco de erosão de suas práticas pela falta de perspectivas futuras causadas pela ausência de apoio político-institucional.
Nossa agricultura está se tornando inviável, devido ao mau uso do solo, sem uma politica agrícola municipal, que faça um planejamento para uma correção do solo, colocando calcário, ou gesso agrícola para uma maior produtividade.
Para se ter uma noção dos custos agrícola em nosso Município, o agricultor para cultivar e colher um hectare de milho poderá gastar aproximadamente 5.000,00(cinco mil reais), onde muitos não arriscam devido a incerteza de poder ter lucro na produção, juntamente com sua família.
A legislação brasileira determina que para se enquadrar como agricultor familiar é necessário utilizar a mão da obra da família de forma predominante, administrar o negócio com a participação da família, ter no mínimo 50% da renda familiar procedente da atividade rural e a propriedade utilizada para o cultivo deve ser de até quatro módulos fiscais.
Portal colinas do agreste em, 06/07/2023
www.portalcolinasdoagrete.com.br